IEAD - Ministério Belém

Rua 06 de Outubro, nº 483, Centro - Cáceres-MT - Caixa Postal 181 - CEP 78.200-000

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aviação em Cáceres e Igreja Assembleia de Deus

Avião Douglas C-47
Fonte: História da FAB
A cidade de Cáceres tem uma rica história na aviação civil e militar, pois aeronaves importantes na aviação mundial já fizeram escala por muitos anos no campo de pouso cacerense. O avião que quero destacar é o Douglas C-47 da Força Aérea Brasileira pois ele foi um meio de transporte muito importante na história de Cáceres. Segundo a História da FAB o Douglas C-47 chegou ao Brasil em 1944 e em 1947 o órgão criou uma linha aérea  até o Território do Acre. A rota também passava por Cáceres, pois a partir daquela época passou a existir o Correio Aéreo Nacional que ligava os principais centros do Brasil ao interior levando passageiros, correspondências, materiais militares, entre outros. Além do Correio Aéreo Nacional a Cruzeiro do Sul também fazia escala em Cáceres em voo comercial no Douglas C-47.
O valente Douglas C-47 é uma “extraordinária aeronave que operou em todos os continentes, participou de todas as batalhas mais importantes e permaneceu em operação muito tempo depois de terminada a Segunda Guerra Mundial. No Brasil havia remanescentes da frota desse avião até ao final da década de 1960” (Wikipédia)
O mais importante para a História da Assembleia de Deus é que em 1952 a cidade de Cáceres recebeu a vinda do Pastor Benedito da Silva e sua esposa Tereza Eduviges de Jesus Silva. O casal comprou as passagens em Cuiabá e rumou-se para Cáceres com a missão de desempenhar trabalhos evangelísticos da denominação na cidade.
A mesma linha foi usada pelo DC-47 que trouxe o Pastor Delfino Brunelli para dar posse ao Pastor Benedito como presidente da IEAD de Cáceres. Este fato foi por volta do ano de 1959, ano em que Brunelli era Secretário da CGADB.
Entretanto, o mais interessante é que foi debaixo da asa de um Douglas C-47 que o Pastor Benedito recebeu a oração de posse da IEAD cacerense. O alvorecer do da década de 60 viu o grande crescimento do povo evangélico. O mais moderno avião da época e suas asas são o símbolo da velocidade do crescimento do reino de Deus por meio da pregação do evangelho nas terras cacerenses e a oração a confirmação da bênção divina sobre o trabalho daquele servo de Deus.

Fontes
1.       BARBOSA, Izaque Alves. Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso. Ed. Centro Oeste Mato Grosso, 2014.
2.       Wikipedia. Douglas C-47 Skytrain. Endereço eletrônico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_C-47_Skytrain  Página acessa em 10/11/2014

3.       História da Força Aérea Brasileira. Os Correios aéreos militar, naval e nacional. Endereço eletrônico: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/historia_correios.html Página acessada em: 10/11/2014 

Nenhum comentário :

Postar um comentário