IEAD - Ministério Belém

Rua 06 de Outubro, nº 483, Centro - Cáceres-MT - Caixa Postal 181 - CEP 78.200-000

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Pr. Izaque Barbosa ensina na Reunião de Obreiros



Por Odair José da Silva

Pastor Izaque Barbosa ensinou na última Reunião de Obreiros (02/05/2015) sobre “A Esperança do Obreiro: Uma Força Contra as Crises Atuais”. Com base em I Coríntios 9.9-10, o Pastor disse que não sabemos tudo e que atitude começa com conhecimento, por isso devemos sempre estar aprendendo sobre a Palavra de Deus. Falando sobre as crises atuais disse que, na vida do obreiro, uma das crises é a crise de vocação. Afirmou que em algumas denominações não têm obreiros vocacionados, mas que, graças a Deus as Assembleias de Deus ainda mantêm o foco na vocação do obreiro.

O ensinador disse que a esperança do obreiro está dividida em duas partes: (v.10) a esperança de lavrar e a esperança de debulhar. Explicou a metáfora do lavrador e a esperança de quem planta uma lavoura. Disse ainda que o obreiro tem um direito: o direito de participar dos frutos. Em obediência ao Ide de Jesus, que é um dever do obreiro, ele ganha o direito de ser participante dos frutos. A função do obreiro é semear coisas espirituais. Disse que o mundo é feito de palavras. Tudo está sustentado pela Palavra de Deus. Por isso temos que falar a Palavra de Deus. Não há distinção entre material e espiritual. Afirmou que o irmão que vem à igreja quer ouvir uma palavra espiritual para abençoar sua vida material. O Verbo se fez carne e habitou entre nós.

Pastor Izaque leu, também, Deuteronômio 20. 1-9, que fala sobre as Leis da Guerra e afirmou que neste texto encontramos quatro homens que seriam dispensados de ir para a batalha. 1. O homem que edificou uma casa; 2. O homem que plantou uma vinha; 3. O homem que desposou uma virgem; 4. O homem medroso. Mas, que seu estudo seria apenas no homem que plantou uma vinha. Afirmou, então, que este homem passou por todo um processo onde plantou a vinha, regou-a e, segundo a Lei, quem plantasse uma vinha não podia colher os seus frutos nos três primeiros anos e no quarto ano deveria colher e levar todos os frutos para o Templo. Apenas no quinto ano o dono daquela vinha podia usufruir do fruto de sua vinha. Por isso Deus isenta o homem de ir para a batalha para que ele seja participante dos seus frutos. Aos obreiros que estão na obra, continue cuidando de sua vinha porque Deus dará os frutos para você. Este ano é ano de bênção para sua vida e você vai colher os frutos.

Pastor Izaque falou sobre a vida do Missionário William Carey, considerado o pai das Missões Mundiais e o quanto ele sofreu no início de seu trabalho na Índia. Depois de longos 5 anos de trabalho árduo é que ele viu a primeira alma se rendendo aos pés de Jesus. No entanto, hoje seu trabalho é conhecido no mundo todo. Devemos ter esperança de colher os frutos de nosso trabalho. Se você ainda não viu os frutos do seu trabalho, Deus não é o culpado. Ele nos disponibiliza tudo e temos que semear a semente que é a Palavra de Deus.

Leu, na seqüência, Salmos 126. Aquele que leva a preciosa semente andando e chorando trará com alegria os seus molhos. Afirmou que lá fora as pessoas discriminam os crentes porque a sociedade é má e corrupta, por isso devemos levar uma palavra de encorajamento. É ai que devemos anunciar a Palavra de Deus. A esperança é uma força que nos ajuda a superar todas as crises.

Por fim, Pastor Izaque falou sobre a afirmação de João Calvino sobre o texto de que o lavrador não deve expor suas dores sem propósito. São muitas as dores, que Paulo chamou de dores de parto, que o obreiro tem que passar. Mas temos que levar sobre nós as dores da igreja, assim como Cristo levou sobre si as nossas dores. Para encerrar leu I Timóteo 5.17-18 e II Timóteo 2.6.

Texto: Odair José
Fotos: Odair José

Obreiros oram a Deus!

Pr. Izaque Barbosa ensina a Palavra de Deus!


Nenhum comentário :

Postar um comentário