Por Odair José da Silva
Na noite de quinta-feira (30/04/2015) estivemos reunidos na 5ª EBN – Escola Bíblica Noturna da AD de Cáceres. Com o tema: Esperança da Igreja: Uma força contra as crises atuais os estudos têm sido marcados pela unção do Espírito Santo na vida dos seus servos. Nesta noite transmitiu a mensagem o Pastor Sinomar.
Com base em Filipenses 3.20, o Preletor começou abordando o significado de crise e falou sobre a crise, por exemplo, no Brasil. Crise política, falta de água nas principais cidades, entre outras crises que assolam a nossa sociedade. No entanto, salientou que o foco da Igreja é outro. Qual é a esperança da Igreja? O céu, a nova cidade.
Como pano de fundo, o mensageiro da noite fez um contexto histórico sobre Paulo e como ele chegou até Filipos. Estando em Trôade ele teve uma visão que alguém pedia socorro e dizia: “Passe a Macedônia e ajude-nos”. O preletor disse então que a História aponta que Lucas pastoreou a Igreja em Filipos por volta dos anos 57 d.C. Filipos estava estrategicamente bem localizada e era uma forte colônia Romana, o que garantia a boa parte dos seus moradores a cidadania romana.
Não se turbe o vosso coração, já dizia Jesus, antes de subir ao céu porque sabia que estaríamos vivendo em meio uma geração perversa e corrompida. As crises daquele tempo já apontavam para os nossos dias. Por que viver preocupado? Paulo certificou-se de que a nossa cidade está no céu. O que é que te prende aqui? Por que você chora tanto? A nossa cidade não é aqui. Deus não se esqueceu de nenhum de nós. Se Paulo vivesse em nossos dias, com certeza, ele não ficaria de cabeça baixa.
Em seguida, Pastor Sinomar disse que iria fazer uma coisa que talvez nenhum pregador tenha feito ainda. Ele convidou a Igreja para ler toda carta de Paulo aos Filipenses. De forma compassada e boa dicção, o pregador da noite leu toda carta e a Igreja acompanhou atentamente. Confesso que a leitura da carta me impressionou. Em seguida ele apresentou Jesus na carta aos Filipenses. No capítulo 1 Paulo apresenta Cristo como alvo, como propósito; no capítulo 2, Cristo é o modelo, isto é, o exemplo; no capítulo 3, Cristo é um presente para a vida do crente e no capítulo 4 Cristo é um poder na vida do crente.
Sobre o capítulo 1, o preletor fez um questionamento à Igreja: Paulo afirma que o viver é Cristo e o morrer é ganho. A Igreja pode dizer isso? Confiar em Cristo e sofrer por Ele.
Sobre o capítulo 2, os versículos 5 a 8 mostra Cristo como exemplo de humildade. Como Deus, desceu até o ponto de se tornar homem, como homem não teve a pretensão de ser grande e poderoso, mas desceu e se tornou servo, como servo se humilhou até a morte de cruz. Tudo isso em obediência. Afirmou que temos muito que aprender com esse exemplo. Hoje tem muitos que não querem mais obedecer. Acham que estão sendo humilhados. Veja o exemplo de Jesus. Se acharem um exemplo melhor me mostre!
Sobre o capítulo 3, afirmou que Cristo é um presente para o crente, mas que para obter esse presente precisamos abrir mão de muitas coisas. Ele afirmou que Paulo abriu mão de seu prestígio como Judeu e sua credencial religiosa entre os fariseus. Tudo isso, disse ele, se tornou como esterco. Mas, Paulo ganhou muita coisa ao aceitar Cristo como presente. Ganhou uma Justiça nova; ganhou um novo alvo; ganhou uma nova cidade e ganhou um novo corpo. Isso é o que podemos ganhar se aceitarmos Cristo como nosso presente. E, afirmou o pregador, só de ler e ouvir o que Paulo falou sobre a nova cidade, no céu, já dá vontade de ir para lá.
Sobre o capítulo 4, apresentou Cristo como um poder na vida do crente. O poder de Cristo faz com que os irmãos vivam em união. Citou o exemplo de Evódia e Síntique, duas irmãs de Filipos que estavam em crise, mas que o poder de Cristo fez com estivessem em paz. O poder de Cristo revigora. Falou que ao orarmos temos que ter dois objetivos: não estar ansiosos, pois a ansiedade atrapalha, e devemos ser gratos a Deus por tudo. Esse era o segredo dos Filipenses. Ele afirmou, com pesar, que está havendo uma crise de oração nos nossos dias. Pessoas não conseguem mais orar 30 minutos na igreja. Em vez disso preferem ficar conversando umas com as outras quando deveriam estar orando. Por último, o pregador falou sobre o poder purificador. Pensar no que é puro, justo, agradável, etc. Só assim poderemos combater a crise da pornografia, dos atos libidinosos que assolam a sociedade moderna.
Em seguida o pregador fez uma oração poderosa e humilde com a Igreja onde sentimos o toque de Deus nas nossas vidas. Uma mensagem para reflexão em todos os corações que ali estiveram.
Ato contínuo, Pastor Valentim afirmou que Jesus esteve presente naquela tribuna. Que as mensagens expositivas desta Escola Bíblica Noturna têm sido marcadas pela presença de Deus na vida dos pregadores. Precisamos ver com os olhos da fé que as mensagens estão sendo direcionadas pelo Espírito Santo. Salientou que aqueles que não vieram por causa de não ter pregador e cantor famosos, estão perdendo. Deus tem operado maravilhas na vida dos pregadores que estão expondo a Palavra de Deus. Afirmou ainda que precisamos compreender a simplicidade do evangelho. Jesus era carpinteiro e João Batista se vestia na sua simplicidade, mas entregaram as mensagens mais poderosas que transformaram a vida de milhões de pessoas.
Texto: Odair José
Fotos: Pr. Izaque Barbosa
Pastor Sinomar pregando a Palavra de Deus!
Irmãos atentos à mensagem do Senhor para a Igreja!
Pastores presentes na 5ª EBN. Pastor Valentim Balbino (em destaque).
BENÇAO
ResponderExcluirEsta é a palavra certa "bênção". A nossa EBN foi uma bênção do Senhor para todos.
ResponderExcluir