IEAD - Ministério Belém

Rua 06 de Outubro, nº 483, Centro - Cáceres-MT - Caixa Postal 181 - CEP 78.200-000

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pastor Delfino Brunelli em Cáceres

Pastor Brunelli - um dos maiores pregadores pentecostais dos anos 60 pregou também em Cáceres.
Fonte: Blog do Luciano Brito (3)
Ouvir uma pessoa que fala de forma apaixonada entregando todo o seu ser no momento em que faz o seu discurso é muito prazeroso.  É assim com a pregação pentecostal de um pastor que deixou saudades em muitos corações. Apesar de não tê-lo conhecido muito ouvi de sua fama. Estou falando do Pastor Delfino Brunelli - o grande pregador pentecostal dos anos sessenta. Eu creio que os grandes pregadores pentecostais dos anos 70 e 80 se inspiraram neste grande homem de Deus.

Em 18/08/1958 Pastor Brunelli esteve em Cáceres por ocasião da inauguração da Igreja Assembleia de Deus. A respeito do templo cacerense ele declarou: "Esse é o maior e melhor templo da Assembleia de Deus no Estado de Mato Grosso! (1) Esta frase foi dita também quando ele pregou em Cuiabá em 20/07/1976. Tal era a relevância do templo no estado sobrepujando até mesmo o templo da igreja da capital que em 1958 era presidida pelo Pastor Eduardo Pablo Joerke. Em 1976 Pastor Sebastião Rodrigues de Souza inaugurou um grande e belo templo na Rua Arnaldo de Matos no centro da cidade.

Ainda jovem aos trinta e sete anos de idade, já era Secretário da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil e em suas viagens pelo Brasil passava por Cáceres para cooperar com a igreja com seus ensinos e pregações pentecostais. Mas o fato mais marcante de sua participação na história da Assembleia de Deus em Cáceres foi a posse do Pastor Benedito da Silva como Presidente da igreja e do Campo de Cáceres em 1959 debaixo da asa do avião Douglas C-47 do Correio Aéreo Nacional.
Pastor Delfino Brunelli ministrando à igreja cacerense. Pastor Benedito da Silva e Pastor Alfredo Hilário sentados o observam.
Fonte: Arquivo da IEAD - Cáceres-MT

Pastor Brunelli foi um homem dotado de uma grande inteligência, isto está demonstrado por meio das funções que exerceu nos órgãos da denominação. De acordo com o Blog Point Rhema o Pastor Brunelli nasceu em 06/01/1922, "foi Diretor da COMADESPE em diversos cargos, tendo o último na função de 3º Vice-Presidente. Foi Presidente do Conselho Administrativo da CPAD e colaborou com a CGADB compondo diversos conselhos e comissões, durante sua tragetória ministerial". (2)

Sua partida para a glória aconteceu no dia 06/07/2009 quando presidia a igreja em Casa Verde - SP. Tomou as asas da vida eterna e voou para a eternidade para estar junto daquele do qual tanto eloquentemente pregou e por seu evangelho comoveu milhares de corações especialmente os corações dos cacerenses acendendo neles as brasas vivas do Espírito Santo.

Fontes:
1. BARBOSA, Izaque Alves. Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso. Gráf. e Edit. Centro Oeste, Mato Grosso, 2014. p. 65.
2. Nota de falecimento - Pr. Delfino Brunelli - AD Casa Verde Página acessada em: 14/11/2014. Endereço: http://www.pointrhema.com.br/2009/07/nota-de-falecimento-pr-delfino-brunelli.html
3. Um pouco da História da Assembleia de Deus em Curitiba. Página acessada em 14/11/2014. Endereço: http://lucianobrito.blogspot.com.br/2011/02/um-pouco-da-historia-da-assembleia-de.html 


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Aviação em Cáceres e Igreja Assembleia de Deus

Avião Douglas C-47
Fonte: História da FAB
A cidade de Cáceres tem uma rica história na aviação civil e militar, pois aeronaves importantes na aviação mundial já fizeram escala por muitos anos no campo de pouso cacerense. O avião que quero destacar é o Douglas C-47 da Força Aérea Brasileira pois ele foi um meio de transporte muito importante na história de Cáceres. Segundo a História da FAB o Douglas C-47 chegou ao Brasil em 1944 e em 1947 o órgão criou uma linha aérea  até o Território do Acre. A rota também passava por Cáceres, pois a partir daquela época passou a existir o Correio Aéreo Nacional que ligava os principais centros do Brasil ao interior levando passageiros, correspondências, materiais militares, entre outros. Além do Correio Aéreo Nacional a Cruzeiro do Sul também fazia escala em Cáceres em voo comercial no Douglas C-47.
O valente Douglas C-47 é uma “extraordinária aeronave que operou em todos os continentes, participou de todas as batalhas mais importantes e permaneceu em operação muito tempo depois de terminada a Segunda Guerra Mundial. No Brasil havia remanescentes da frota desse avião até ao final da década de 1960” (Wikipédia)
O mais importante para a História da Assembleia de Deus é que em 1952 a cidade de Cáceres recebeu a vinda do Pastor Benedito da Silva e sua esposa Tereza Eduviges de Jesus Silva. O casal comprou as passagens em Cuiabá e rumou-se para Cáceres com a missão de desempenhar trabalhos evangelísticos da denominação na cidade.
A mesma linha foi usada pelo DC-47 que trouxe o Pastor Delfino Brunelli para dar posse ao Pastor Benedito como presidente da IEAD de Cáceres. Este fato foi por volta do ano de 1959, ano em que Brunelli era Secretário da CGADB.
Entretanto, o mais interessante é que foi debaixo da asa de um Douglas C-47 que o Pastor Benedito recebeu a oração de posse da IEAD cacerense. O alvorecer do da década de 60 viu o grande crescimento do povo evangélico. O mais moderno avião da época e suas asas são o símbolo da velocidade do crescimento do reino de Deus por meio da pregação do evangelho nas terras cacerenses e a oração a confirmação da bênção divina sobre o trabalho daquele servo de Deus.

Fontes
1.       BARBOSA, Izaque Alves. Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso. Ed. Centro Oeste Mato Grosso, 2014.
2.       Wikipedia. Douglas C-47 Skytrain. Endereço eletrônico: http://pt.wikipedia.org/wiki/Douglas_C-47_Skytrain  Página acessa em 10/11/2014

3.       História da Força Aérea Brasileira. Os Correios aéreos militar, naval e nacional. Endereço eletrônico: http://www.rudnei.cunha.nom.br/FAB/br/historia_correios.html Página acessada em: 10/11/2014 

domingo, 2 de novembro de 2014

Lançamento do livro: Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso

Arthur Costa, representante da Centro Oeste Editora
No dia 03 de Outubro foi realizado o Lançamento do livro "Pioneiros do Movimento Pentecostal do Sudoeste de Mato Grosso" O ato solene aconteceu durante as comemorações dos 50 anos do Campo de Cáceres. O livro de autoria do Pr Izaque, apresenta aspectos relacionados às vidas e obras dos principais líderes assembleianos que fizeram história na região sudoeste matogrossense.
A publicação ficou por conta da Gráfica e Editora Centro Oeste representada na oportunidade pelo Pb Arthur da Costa que fez a entrega simbólica do livro ao autor.
O livro vem sendo bem aceito pelo público e muitos que leram demonstraram estar satisfeitos. Creio que este é o primeiro marco da literatura assembleiana cacerense.
No lançamento da obra esteve presente o Pastor Marcos Daniel vindo de São Paulo para ministrar durante o evento comemorativo do cinquentenário do Campo.

O Pr Izaque entregou às mãos do Pr Valentim Balbino de Souza, presidente da IEAD, o seu livro.
Também foi dedicado um volume ao Vice-Presidente, Pr Teodoro José de Souza. Segundo as palavras do Pastor Valentim Balbino de Souza este é o primeiro de outros livros que virão. Que assim seja!

Onde adquirir o livro? Livraria Maanaim - Rua 06 de Outubro nº 483, centro Cáceres-MT ou nas Congregações do Campo.

Dedicação do livro ao Pr Teodoro, vice-presidente da IEAD

Dedicação ao Pr Valentim, Presidente da IEAD

Pastor apresenta o livro aos obreiros do Campo de Cáceres

Oração de gratidão com o Pr Marcos Daniel

Obreiros do Campo de Cáceres em foto histórica